Site menu:

Anuncie Aqui!

Carvão

Sua utilização em desenhos remonta os primórdios da própria arte. Mesmo assim ele ainda é visto com reservas por muitos artistas. Depreende-se fácil do papel e por não ser muito preciso acabou sendo muito usado em esboços para pintura a óleo.

Por outro lado o carvão nos dá resultados muito expressivos, por ser muito macio ele desliza sobre o papel e com pequenas variações na pressão conseguimos obter uma grande variedade de efeitos.Example content image

O carvão é encontrado em diversas formas sendo a mais comum em bastão (figura ao lado).

Há também os bastões chatos utilizados para cobrir uma grande área e podemos encontrar também o lápis de carvão ideal para detalhes, pois este nos podemos apontar além de também termos opções entre o mais duro ao macio.

Ao usá-lo em diferentes texturas do papel conseguimos efeitos muito bons, o uso do esfuminho também nos ajuda a dar novos efeitos com o carvão.

A maciez do carvão o deixa sujeito aos borrões acidentais durante nosso trabalho e uma das formas de evitar é apoiar o pulso em uma folha de papel vegetal e sempre deixar um pano úmido para limpar os dedos.

Importante: Após o termino do trabalho o ideal é proteger com uma camada de spray fixador.

Outros Materiais

Tinta Acrílica - Aquarela - Alquídicas - Canetas hidrográficas -
Carvão - Guache - Lápis de cor e grafite - Nanquim - Óleo - Papéis - Pastel