Site menu:

Anuncie aqui!

Aquarela

Aquarela é suavidade, é fluidez, ela apresenta um bonito efeito de transparência, pois é usada com muita água em pouca cor.

Aquarela é formada pela mistura de pigmentos e aglutinante ou goma-arábica, solúvel em água, é apresentada em dois formatos: pastilha e tubos.

Esta técnica requer do artista agilidade sem se ater a detalhes além de não admitir retoques. Para conseguir uma cor mais forte podemos aplicar diversas camadas sempre de uma forma ágil para não estragar o papel, mas a medida que se pintam novas camadas ela vai perdendo sua transparência além de sua luminosidade.estojo de aquarela

Nesta técnica não vale a pena economizar com os pincéis que são muito importantes para obtermos resultados satisfatórios. Os recomendados são de pêlo de marta ou misto que são mais baratos.

Papéis usados em aquarela devem ser mais pesados para se evitar que enrruguem. Estes variam em textura, em peso e dependendo da espessura variam também no tamanho. Folhas de papel até 285g podem ser preparados para suportarem melhor a quantidade de água usada na aquarela.

Papéis mais usados

Arches Satné liso - 300g
Fabriano 2G semi-rugoso - 210g
Acqua semi-rugoso - 290g
Fabriano 40GG rugoso - 300g
Arches Torchon rugoso - 300g
Papel feito à mão - 220g

 

Outros Materiais

Tinta Acrílica - Aquarela - Alquídicas - Canetas hidrográficas -
Carvão - Guache - Lápis de cor e grafite - Nanquim - Óleo - Papéis - Pastel