Site menu:

Anuncie Aqui!

 

 

Hieronymus Bosch

Hieronymus Bosch

Considerado como o primeiro artista fantástico. Hieronymus Bosch ou Jeroen van Aeken, e mais conhecido como Bosch foi um pintor e gravador holandês dos séculos XV e XVI.
  A maioria de seus trabalhos retratam cenas de pecado e tentação, recorrendo à utilização de figuras simbólicas complexas, originais, imaginativas e caricaturais, muitas das quais eram obscuras mesmo no seu tempo.

Acredita-se que sua obra terá sido uma das fontes de inspiração para o movimento surrealista do século XX
Muito pouco se sabe sobre sua vida. Pela falta de documentos acredita-se que o pintor não tenha trabalhado fora de Hertogenbosh levando que se pense que Bosch tenha vivido sempre na sua cidade natal. Devido ao estilo de seus trabalhos e suspeitas de ter pertencido a seitas que se dedicavam às ciências ocultas, onde teria adquirido inúmeros conhecimentos sobre os sonhos e a alquimia, a qual tenha se dedicado profundamente. Por essa razão, Bosch teria sido perseguido pela Inquisição. Sua obra sofreu a influência dos rumores do Apocalipse, que surgiram perto do ano de 1500. Existem registros de que em 1504 Filipe o Belo da Borgonha encomendou a Bosch um altar que deveria representar o Juízo final, o Céu e o Inferno. A obra, atualmente perdida, valeu ao pintor o reconhecimento e várias encomendas posteriores.
A maioria de suas obras estão na coleção do Museu do Prado de Madrid que é considerada a melhor para estudar a sua obra, pois abriga a maioria daquelas que são consideradas pelos críticos como as melhores obras do pintor. Hoje podemos contar com cerca de 40 originais seus, dispersos na sua maioria por museus da Europa e Estados Unidos da América.cruz as costas
Em suas obras podemos notar que Bosch foi um observador minucioso bem como um desenhista e pintor detalhista. O pintor utilizou estes dotes para criar uma série de composições fantásticas e ao mesmo tempo diabólicas onde são apresentados, com um tom satírico e moralizante, os vícios, pecados e os temores de ordem religiosa que afligiam o homem medieval. Mas as pinturas de Bosch não se restringem somente a estes temas, metade de suas obras abordam temas tradicionais representando vidas de santos e cenas do nascimento, paixão e morte de Cristo.

Conheça algumas de suas Obras aqui.

Voltar para Grandes Mestres