Site menu:

Anuncie Aqui!

 

 

Lélia Accioli

Example content image
Santos, SP, Brasil, 16/07/1968

Artista plástica, Designer, Arquiteta e Urbanista.

Resumo:
Natural de Santos-SP, passou a infância em Campinas-SP, a adolescencia em Taubaté-SP (Vale do Paraiba), retornando a Campinas em 1986, onde reside até o momento.

Iniciou seus estudos artísticos aos 6 anos e sua carreira aos 12 anos, com a primeira de várias exposições coletivas, individuais e salões oficiais nacionais e internacionais, sendo premiada igualmente como escultora e pintora.
Album da Artista.

Foi integrante do extinto “Grupo Individualidade” e atualmente pertence ao “Grupo Patamares” e aos grupos dos ateliers “Arte Studio” e “Artístas em Movimento” / ”Fundação Jurgensen”.

Artísta predominantemente surrealista, porém não se prende a um estilo sómente. Tem uma produção simultaneamente diversificada.

Citações:

“Crio minhas obras em meio ao alvoroço piscológico das multidões, inspiro-me no ser humano, seus conflitos e peculiaridades. Inicio sua execução solitariamente em meu ateliê, mas gosto de trabalha-las sociabilizando com outros artístas. Gosto da vivencia, as conversas, a energia dos ateliers.” - Lélia – 2012

Comentários :

“A característica que dá unidade a sua obra é a ousadia” – Narege – 2012

“Lélia é uma artista que tem expressa em sua obra uma forte carga psicológica, conduzida por técnica e compreensão da forma. “ – Nelson Braga Jr. – 2012

“Lélia sintetiza através da arte o sentido mais latente da razão humana de forma letal...” - Emanuel Rubin - 2013

Integra:

Aos 6 anos, em 1974, inicia seus estudos artísticos, desenho, pintura, música e ballet, no “Conservatório de Música e Artes Plásticas Carlos Gomes”, Campinas, SP.

Em 1977 muda-se com a família para Taubaté, continuando seus estudos no “Conservatório de Música e Artes Plásticas Maestro Fego Camargo”.

Aos 12 anos, em 1981 participa da primeira de várias exposições coletivas, em espaços culturais publicos e privados, regionais, tais como:
1984 - Exposição, Paço das Artes, Tté.
1983 - Exposição, Espaço Cultural Monteiro Lobato, Tté,
1981 - Exposição, Banco Econômico, Tté.

Aos 14 anos, desenha o que se tornariam posteriormente a série de esculturas denominada família.

Em 1986 retorna a Campinas, cursa a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU – Puccamp e cursa design e computação gráfica em São Paulo, direcionada a Arquitetuta e Artes Digitais. É desta época obras como “Dor”, exposta em 1993 no III FEIRARTE, Academia Militar de Agulhas Negras, Rio de Janeiro.

Em 1993, entra para o “Atelier Vilma Stefanoto”.

Em 1994 inicia sua produção escultórica, ingressando no “Atelier Cristina Roese”, e tornando-se integrante do “Grupo Individualidade”. Recebe menção Honrosa pela sua primeira escultura no VII Salão de Artes Plásticas de Mogi Mirim, SP, BR.

Em 1995 realiza estudos na Itália, França e Portugal.

Participa de diversos salões oficiais e exposições nacionais e internacionais, de 1995 a 2001, destacando-se entre elas:
2001 - Participação no X SINDICON ARTE - V Salão de Belas Artes - III Salão Nacional de Arte Figurativa Moderna.
1999 - Exposição individual espaço cultural do “Opção Bar”, Campinas, SP.
1998 - “I Salão de Escultura e Desenho”, Galeria Arte E Oficina, Setúbal, Portugal, exposição paralela à “EXPO-98”. 1998 – “I Concurso de Artes Plásticas OPEN STUDIO - Artistas em Movimento”, União Cultural Brasil Estados Unidos, São Paulo, SP. (unica finalista na categoria escultura)
1997 - Participação da II Feira de Letras e Artes da Unicamp - Campinas. 1997 - Exposição Formas e Linguagem na Galeria de Arte do Engenho Central de Piracicaba, Piracicaba, SP. 1997 - Exposição 4ª Semana de 22, Shopping Piracicaba, Piracicaba, SP. 1997 - Exposição Cores da Terra no Hotel The Royal Palm Plaza, Campinas. 1997 - Exposição Arte em Casa, Vinhedo, SP.
1996 - Exposição, I Encontro Comemorativo ao Dia Internacional da Mulher, Hotel Vila Rica, Campinas. 1996 - II Feira de Decoração de Campinas, Dec96, Galleria Shopping, Campinas.
1995 - Exposição, Alquimia, Galeria e Arte Cristina Roese, Campinas. 1995 - Exposição, Alquimia II, Espaço Cultural Caixa Econômica Federal, Campinas.

Em 2000 é convidada a assumir o “Atelier Cristina Roese”, dedicando-se a esta atividade até seu fechamento no início de 2002.

Em 2002 circunstâncias a obrigam a assumir em tempo integral, funções na área financeira e empresarial, podendo retornar a arte somente em 2006. Data deste período esboços de obras como “Tripalium” e “Tripaliare”.

Em 2007, passa a frequentar o “Atelier Arte Studio”, desenvolvendo trabalhos junto a Emanuel Rubin.

Em 2012 também o “Narege Atelier”, integrando-se ao “Grupo Patamares”, e ao Ateliê Artistas do Mundo, iniciando trabalhos com Nelson Braga Jr.
No mesmo ano participa do SAV 2012 - Salão de Artes Visuais de Vinhedo e recebe medalha de Prata, categoria contemporâneo, no 25º Salão de Artes Plásticas de Mogi Mirim.

Em 2013 participa do 72º SAAP-Salão Ararense de Artes Plásticas, do Mail Art-Espanha e do 26º Salão de Artes Plásticas de Mogi Mirim, recebendo menção honrosa no mesmo.

ACERVOS
Conservatório de Música e Artes Plásticas Maestro Fego Camargo, Taubaté, SP, Brasil
Galeria e Arte Cristina Roese, Campinas, SP, Brasil
Galeria Arte e Oficina, Setúbal, Portugal
Acervo Rita Venturini, San Diego, USA

Album da Artista.